Dar à Luz

Não sou parteira, obstetra, obspenta, ginecologista, feto ou prenha. Só quero falar de dar à luz porque a expressão é muito interessante.

Parto

E fica ainda mais interessante quando usada da maneira mais comum, que mesmo distorcendo a maneira correta, acaba soando mais agradável, sendo mais digerível pelo raciocínio macacóide. Afinal, o que qualquer âncora de telejornal diz com a maior naturalidade vira regra gramatical.

Muito se ouve que “a Hebe Camargo deu a luz a trigêmeos saudáveis e normais”, mas além do fator “absurdo”, temos o sentido da construção alterado em relação àquele que se gostaria de alcançar. Tudo bem que “dar a luz a alguém” faz um mínimo sentido, ainda que idiota, pois bebês viveriam no escurinho do útero e ganhariam a luz de suas mamães, correto? Contrapondo diretamente, uma explanação da expressão correta enfatizaria a ação da mãe sobre a criança, e não sobre a luz. Ou seja, parece até uma questão simples de vetores, e no final das contas é isso mesmo.

Minha mãe me trouxe à vida, ao mundo, e não levou o mundo, a luz até mim. Ela não tem esse poder. Só tem o de gerar uma vida, um descendente, como é de praxe pros seres vivos em geral.

É mais difícil ter propriedade pra afirmar que dar a luz a alguém é idiota e absurdo do que se ater à simples idéia de que a primeira expressão usada foi a que dá título a este artigo, datando, veja pois, de 892 d.C. uma carta de um português de Coimbra a sua esposa, analfabeta, com os dizeres: “Maria, se fores mesmo dar à luz nosso gajinho, que o faças de cócoras.” – A carta pertence a minha família, Maria é tataravó de minha tataravó. Então pronto, não há argumentos a favor de “dar a luz a”.

Mas quando é interessante queimar meia-dúzia de neurônios e julgar a lógica da coisa, a opção natural é invariavelmente convergente para o correto. E aos comunistas MPBistas favoráveis à reforma ortográfica e outras badernas, que pensam que não existe o certo e o errado, vão chupar um milharal.

Uma opinião sobre “Dar à Luz

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s